quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lançamento do projeto "Leitura Digital" O Galo de Rocinha - entre e aproveite

Todas as quartas-feiras aqui no blog do galo, um novo capítulo do Livro "O Galo de Rocinha" com os comentários bem humorados dos Autores José Antonio Zechin e Sandro Saltori.

A partir de hoje, iniciaremos o projeto “Leitura Digital” no Blog do Galo, que acontecerá todas as quartas-feiras. Nele, faremos a leitura do livro “O Galo de Rocinha” com comentários dos próprios autores José Antonio Zechin e Sandro Saltori. Um prato cheio para aqueles que gostam de história e bom humor e têm paixão pelo esporte, pelo amado clube Rocinhense e pela querida cidade Vinhedo-Rocinha. Serão mais de 190 páginas que se confundem entre a história da nossa cidade e também do glorioso Rocinhense. Nada melhor do que iniciar esta “Leitura Digital” com o marcador do livro, que traz os nomes e sobrenomes dos Marianos e componentes da Banda Santa Cecília, que hoje se encontram estampados em muitas placas de rua por toda a cidade. Acompanhe, divirta-se, comente!... Esperamos você na próxima quarta-feira!




Interessante que esta fotografia, juntamente com outra foto de uma procissão que ilustra o capítulo “Vinhedo uma Cidade de Fé”, foram cedidas pela minha mãe. Elas estavam em um álbum de nossa família, pois meu saudoso avô Guerino Sartori, que eu não conheci em vida, está em ambas as fotografias. Então, o Zechin teve a brilhante idéia de fazer desta foto o marcador de páginas, como uma homenagem a dezenas de famílias vinhedenses. Mais um gol de placa do Zé Zechin. E pensar que quando minha mãe entregou a foto perguntou-me: “Será que vai servir para o livro? “
Sandro Saltori

Quando esta foto chegou em minhas mãos, através do Sandro, de imediato reconheci umas vinte pessoas. Atiçou minha curiosidade. A foto é de 1947, quando Vinhedo ainda era Rocinha, na frente da Matriz velha, que foi demolida. Nela estão dois grupos especiais de pessoas: os fervorosos filhos de Maria, os Marianos, com suas tradicionais fitas azuis e largas; e os componentes da Banda Santa Cecília. Uma foto histórica, sem dúvida. Usamos a foto no livro, mas, para colocar o nome de todos ocuparia um espaço muito grande. Então, decidimos colocar a foto no livro junto com outra de uma procissão, aproveitando para falar um pouco sobre a fé deste povo vinhedense. E usamos a mesma foto como marcador do livro. Um diferencial. Quanto à identificação de tantos nomes, tive a ajuda do Sebastião Furlan, Homero Gasparini (Nim), Jonas Ferragut (como coroinha, na foto), Nelson Storani, Hélio Novelli, Enedi Gestic, “Guengo” Biancalana, minha mãe Paschoalina e outros que não me lembro agora. Andei com esta foto debaixo do braço por cerca de um mês, perguntando a muita gente. E conseguimos identificar 78 pessoas. Um gol de placa! A foto sempre é um registro irretocável da História. E a história está aí...

José Antonio Zechin

2 comentários:

  1. Obrigado Marina e continue visitando e comentando. Visitei os seus blogs também. Parabéns, você é uma blogueira senior! rs.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Continue Comentando!