quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Leitura Digital - O Galo de Rocinha - Times da Década de 30

Duas páginas, praticamente de fotos dos times da década de 30, mas são páginas que fazem a gente ficar muito tempo observando cada uma das fotos que chamam a atenção pelos detalhes dos uniformes, pela postura dos atletas e pela expressão no rosto de cada um. Nós merecemos saber a história destas fotos. Com a bola o Zechin e o Filé.















Na foto da página 18, vemos um primeiro registro fotográfico de um time campeão pelo Rocinhense. A taça é a que ilustra o nosso livro. Não encontramos registro sobre nomes, datas corretas e mais informações destes primeiros registros fotográficos de times do Galo Vermelho, apesar da busca incessante. Não é fácil contar uma história centenária. Mas, felizmente, alguém teve na época a brilhante idéia de fotografar. Muito elegantes estes "Senhores Boleiros" de nosso amado Rocinhense, não acham?

Sandro Saltori

A primeira consideração é a seguinte. Hoje, todo mundo tem uma máquina fotográfica e até os celulares fazem fotos. Ou seja, é tudo muito mais fácil. Naqueles tempos, o time tinha que sair do vestiário trocado com o uniforme e ir até a praça ou até onde estava o fotógrafo com seu equipamento para fazer a foto. Por isso, muitas fotos foram feitas em frente à igreja, na Praça de Santana, ao lado do coreto ou na frente de alguma residência. A segunda constatação é sobre os uniformes: os jogadores pareciam mais trocados para ir à missa ou uma festa do que para jogar bola, todos muito elegantes. Até os árbitros e bandeirinhas usavam gravatas e paletós. Por fim, estes jogadores representam muitas famílias dessa querida cidade. Os familiares sabem quem são e se sentem honrados por esse passado.


José Antonio Zechin

Até a próxima quarta pessoal. Comentem, esta vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Continue Comentando!