quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Leitura Digital - O Galo de Rocinha - O começo de tudo.

A leitura continua...

Duas fotos fantásticas: uma colorida e bem enquadrada da bela Fazenda Cachoeira e a outra, uma relíquia. Foto em preto e branco que mostra a antiga Rocinha em 1940, que se tornaria Vinhedo nove anos mais tarde. Eis as imagens e os comentários do Zechin e do Filé. Divirtam-se com mais esta passagem do livro. Até a próxima quarta!




Onde tudo começa! Fazenda Cachoeira, Rocinha, Rocinhense, Vinhedo... Olhando hoje - e vislumbrando o futuro -, julgo importantes a preservação e o tombamento histórico desta área das represas, berço de nossa cidade. Quando fazemos caminhadas por esta região, podemos nos remeter a um passado de mais de cem anos e imaginar como deveria ser a vida das pessoas que viviam no casarão antigo da Fazenda Cachoeira. Talvez um museu neste local fosse uma grande idéia e um projeto que não altere as características originais deste belo cartão postal são bem-vindos.

Sandro Saltori



Está certo o amigo Sandro. Na verdade, já existe um processo de tombamento do casarão da Fazenda Cachoeira. Espero que a administração pública da cidade zele por isso. Quanto à foto, ela pertence ao meu tio Renato Ajjar, que fotografou muito deste lugarejo naqueles tempos idos. Quanto ao fato, muita gente sabe que, naqueles tempos, as fazendas tinham dimensões de cidades, como hoje em outras regiões do Brasil, como Mato Grosso, Amazônia ou Minas Gerais. Vinhedo teve este nome de Rocinha porque por aqui passou muito boi, passou boiada, tinha muitas palmeiras e matas na beira da estrada (ainda existem na Fazenda Cachoeira) e muitos corações ficaram cravados por estas terras de café e uva. Os tropeiros e comerciantes passavam pela Estrada da Boiada e por aqui descansavam para seguir depois a longa jornada até a Capital São Paulo e ao porto de Santos. A proprietária da Fazenda Cachoeira, Dona Leontina Monteiro de Barros, morreu com 103 anos e, apesar de toda a sua riqueza, pelas circunstâncias, teve que ser enterrada num terreno de uma empregada da fazenda. Hoje, em homenagem à família existe somente a Rua Monteiro de Barros, paralela à linha ferroviária, com tráfego intenso de carros. Por coincidência, a rua do teatro municipal. Uma mistura de ficção e realidade. A arte e a vida caminhando juntas.

José Antonio Zechin

Um comentário:

  1. Infelizmente a Bela Fazenda da Cachoeira esta caindo e as autoridades não fazem nada já que é um patrimônio Histórico. Tbm tem pessoas invadindo e morando dentro da fazenda sendo que o telhado cai a cada dia.
    Depois essas pessoas morrem e a culpa e das autoridades.
    Primeiro aquilo tinha que ser vigiado e vistoriado e a fazenda é extremamente LINDA mas onde esta o prefeito de VINHEDO que não ve a alta destruição daquele patrimonio HISTORICO que faz grande parte da historia de Vinhedo....?
    Bem....! Eu sou de MINAS e moro a 1 ano m vinhedo e a azenda foi uma das primeiras coisas pq me apaixonei por vinhedo.
    Cabe a população Vinhedense tomar frente dito e exigir mais cuidados e tenha certeza que estarei junto.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Continue Comentando!