quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Entrevista com o "Pai" do novo Galo de Rocinha - Luiz Gustavo Paffaro

O cara deixou o galo invocado...
Todos sabemos que nem sempre o Galo, mascote do Rocinhense, foi assim, forte, com cara de invocado e imponente. Pois é, mas foi desta forma que o ilustrador Luiz Gustavo Paffaro, revitalizou o famoso e centenário "Galo de Rocinha".

Curta esta entrevista e saiba um pouquinho desta história.



1) Quem é Luiz Gustavo Paffaro? Fale um pouco de você e da sua
trajetória profissional?
Vou colocar aqui um pouco de mim escrito pelo meu grande amigo e poeta Jorge Lemos.
Luiz Gustavo Paffaro, nasceu em 22 de Maio de 1979, na cidade de Vinhedo (Brasil). Possuidor de invejável talento, guarda o dom de captar, em poucos traços, todas as características fisionômicas de seus ilustrados. Paffaro chega a nos assustar pela magia da revelação das personalidades enfocadas. Os soberbos “cartoons”, como o de Lima Duarte, Jô Soares, Ronaldinho e tantos outros, marcam o virtuosismo dos seus trabalhos. Não é fácil para um artista estratificar o “feeling” dos seus retratados. A sensibilidade e as técnicas passam a compor e dar vida as suas figuras de forma tão própria que se tornam inimitáveis. As mais importantes revistas e jornais do país enxergaram o óbvio e solicitam a participação deste artista irrepreensível para enriquecer suas páginas. “O Almanaque do Fantástico” ganhou um colorido diferente com as ilustrações do artista. Revistas como Playboy, Mundo Estranho, Você S/A, Sapiens, Bizz, Placar, Super Interessante e Mad têm sempre a presença deste inigualável ilustrador em suas páginas. Luiz Gustavo Paffaro guarda 14 prêmios nacionais e internacionais em salões de humor e imprensa. Jovem ainda, é o grande nome das artes vinhedenses e de todo o país. Com justiça e reconhecimento, ele ocupa a cadeira Nº 3 da área de Artes da AMLAC - Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências, cujo patrono é o Henfil. Sua presença em nossa entidade nos enche de orgulho e satisfação. Luiz Gustavo Paffaro divide o seu tempo entre aulas de desenho e publicidade, como diretor de importante Agência.
2) Como surgiu a proposta para você ilustrar o "Novo Galo" do
Rocinhense?
Não me lembro ao certo pra ser sincero. Foram muitos projetos do clube ao mesmo tempo, entre eles o livro do rocinhense.
3) Este Galo é forte e imponente. Fez parte do brief do clube para você ou foi pura inspiração?
A única coisa que me informaram foi que o galo teria que ser vermelho e teria que ser o carijó. Você disse que ele é forte e imponente, essa foi a idéia, um galo que tivesse a identidade do clube.
4) Além do Galo aprovado, você chegou a fazer outras opções?
Normalmente faço, neste caso gostaram do primeiro.
5) hoje o Galo é um sucesso. Em pouco tempo conquistou o carinho de todos do clube e fora dele. Você esperava esta resposta tão rápida?
Todas as empresas que optam por ter um personagem, naturalmente ganham força, atrai a atenção e provoca carisma. Fico feliz que ele tenha se tornado um sucesso e que todos ficaram satisfeitos com o resultado.
6) Além do Galo, você participou criando várias ilustrações para o Livro "O Galo de Rocinha" junto com outros artistas. Como foi este trabalho?
Um livro tão completo precisava de ilustração. Foi partindo deste principio que convidei artistas renomados para fazer parte dessa história. Nenhum deles exitou um instante se quer. O resultado vocês podem conferir no livro. Eu particularmente gostei do trabalho de todos que abrilhantou ainda mais o projeto. Queria aproveitar aqui para parabenizar todos que fizeram parte deste projeto, todos muito profissionais e competentes.

Um comentário:

  1. Luiz Gustavo.

    Orgulho de Vinhedo, tive a sorte de acompanhar de perto um pouco do talento e criação deste artista "rocinhense".

    Sandro Saltori.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Continue Comentando!