quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Lindo uniforme. Vale uma homenagem, não vale?

Um traje de gala para entrar em campo...e Parabéns ao glorioso Sampaio Moreira do Tatuapé pelos 80 anos!!!

Duas páginas sobre o ano de 1937. A primeira mostra a arte expressa no lindo uniforme do Rocinhense, ainda RFC, Rocinhense Futebol Clube e a segunda mostra um inesquecível 16 de maio em que se juntam 180 anos de tradição. Tem muita gente nas fotos. Trabalho para os nossos autores.


Na página 22 vemos um esquadrão muito elegante do Rocinhense, com chefes de famílias tradicionais de Vinhedo, sendo que algumas destas famílias estão na sua quarta geração frequentando e participando do nosso clube até os dias de hoje. Quanto a esta linda camisa do Galo Vermelho, temos a intenção de, até o final deste ano, lançar um modelo “retrô” em homenagem. Coincidentemente, no último sábado, 12 de setembro, tivemos a honra de receber em nosso clube o atual presidente do Sampaio Moreira, o senhor Paulo, e seu filho Thiago. Marcaremos um jogo em nosso balneário, ainda neste ano, para reviver aquele 16 de maio de 1937. O Sampaio Moreira é um clube muito tradicional de São Paulo que completou 80 anos este ano. Foi fundado em 1.º de setembro, mesma data do Corinthians, tanto que seu distintivo é uma homenagem ao time de Parque São Jorge.
Sandro Saltori

De repente, tenho em mãos uma foto de 1937. Dois jogadores se cumprimentando e trocando flâmulas (infelizmente, uma tradição esquecida nos dias de hoje. Antigamente, todos os times tinham flâmulas e as trocavam entre os clubes em jogos especiais. Que tal os clubes da cidade reviverem esta tradição?). A foto é um presente ao Rocinhense, com dedicatória. Com dificuldade, consigo identificar o nome do clube: Sampaio Moreira, da Capital. Faço uma busca na Internet. Descubro que é um time fundado em 1929, vinte anos “mais jovem” que o Rocinhense. Por telefone contato o senhor Paulo Pires. E nós dois nos emocionamos com aquela lembrança. De lá para cá, muitos outros contatos, que irão culminar com outro jogo histórico entre essa duas agremiações.


Quanto à lindíssima camisa do Rocinhense, com o antigo RFC em forma de coração, quero que o meu leitor reflita sobre o seguinte: hoje, os times de futebol – todos eles -, não têm mais um uniforme próprio. São as “empresas” que aparecem nas camisas. Hoje, nem as cores são mais respeitadas, o Corinthians jogando de roxo e o Palmeiras de azul. Naqueles tempos, você via um time entrando em campo. Hoje parecem funcionários. Uma pena!... Como o Sandro citou acima, estamos empenhados em fazer uma camisa naquele velho estilo, toda listrada em vermelho e branco, gola em “v”, a barra branca nas mangas curtas e o distintivo em forma de coração, com as datas do Centenário. Vai ficar uma beleza!
José Antonio Zechin


Valeu pessoal, este foi mais um capítulo da Leitura Digital que segue na semana que vem com uma recordação maravilhosa...vale a pena.
E não deixem de votar na nossa enquete. Qual seu time depois do Galo? Qual será a maior torcida?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário. Continue Comentando!